sábado, 23 de maio de 2015

Super Monaco GP, a corrida de ouro


Saudações galera! Eu havia prometido pelas redes sociais (Alvanista, Facebook e Twitter) que meu próximo post seria sobre Strider, para o Master System, mas quero aproveitar a corrida desse final de semana e como não sei se terei tempo para mais um artigo, escrevo agora sobre Super Monaco GP para o grandioso Mega Drive!

Jogo completo, com caixa e manual
Inicialmente Super Monaco GP ganhou as telas dos arcades nas casa de jogos, o sucesso foi tamanho que um ano depois ganhou versões para consoles domésticos (além do Mega, o jogo foi lançado para Master System e Game Gear). Tamanho sucesso vinha de sua visão inovadora nos jogos de corrida, este foi o primeiro game com visão do cockpit e inspiração quase completa no circuito de Formula 1, ou seja, o que vemos nos jogos de hoje se deve a ousadia da SEGA em sua "era de ouro".

Como mencionei, o jogo não era inspirado completamente no circuito de Formula 1, embora conte com todas as 16 pistas da época, por não ser um jogo oficial, os nomes das equipes e pilotos foram mudados.

Visão do cockpit, inovador para a época
O jogo conta com três modos: o Super Monaco GP, que traz todo o gameplay dos arcades para o console doméstico; o Free Practice, que permiti ao jogador treinar livremente nos 16 circuitos; e por fim, o World Championship, feito exclusivamente para a versão do Mega Drive, seguimos o modo carreira e temos como objetivo sermos bicampeões mundiais. Mas não pense que ser bicampeão é algo fácil, Super Monaco GP é um dos jogos de corrida mais difíceis da era 16 bits, o que por vezes pode se tornar frustrante.

Um dos personagens disponíveis, que é claramente inspirado
no nosso grande Ayrton Senna

Podemos dizer que Super Monaco GP é a "corrida de ouro" dos consoles, pois foi a partir dele que surgiu os jogos de corrida em "primeira pessoa". Sua aceitação pelos fãs foi tamanha que o jogo ganhou uma sequência, protagonizado pelo ilustre Ayrton Senna, e espero trazê-la aqui em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário